REPRESENTAÇÃO GT CULTURA DE PAZ

MEMÓRIA

Tivemos o prazer de receber o Mestre Lula - Luiz Carlos Dantas - do Ponto de Cultura da ACAI Itabuna, Representante dos Pontos de Cultura do Baixo Sul. Viajamos juntos às 19:10 do dia 08.05.2013 com destino a Juazeiro BA para a reunião da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia - CEPdC-BA. 



A primeira agenda da Comissão estava marcada para o dia 09.05.2013 às 09:00 no Centro de Cultura João Gilberto. Infelizmente, no horário ainda não tínhamos um espaço, a sala estava sendo higienizada.


Decidimos, então, nos reunir ao ar livre, na grama sob a sombra de uma árvore. O Mestre Lula Dantas dirigiu os trabalhos e dentro da metodologia desenvolvida pela CEPdC-BA desenvolveu-se a seguinte pauta: 1. Nivelamento de informações acerca dos territórios representados e 2. Continuidade e ampliação do Programa Cultura Viva na Bahia, com as seguintes questões: 
1. Como os municípios podem ser inseridos na implementação e gestão do Programa Cultura Viva - PCV nos Estados?
2. Como avançar na estruturação da participação social na gestão do PCV nos Estados?
3. Como qualificar as etapas do PCV e prevenir a formação de passivos nas redes estaduais e municipais?
4. Quais os principais critérios para a expansão do PCV?

Recebemos a visita da Diretora de Cidadania Cultural - SeCult - BA, Cláudia Vasconcelos, que avisou da disponibilidade da sala para a reunião do G-26.

Mas a CEPdC manifestou-se pela permanência ao ar livre.




No dia 09.05.2013 à tarde participamos do momento de formação organizado pela SeCult-BA para a CEPdC.





Início da noite participamos do Cortejo Cultural pelas ruas do centro de Juazeiro e orla. 
O Mestre Lula registrou tudo!


No dia seguinte, 10.05.2013 a CEPdC teve uma agenda com a DCC; um momento de diálogo com o secretário Albino Rubin, que foi muito produtivo.





Como tenho feito a cada reunião da CEPdC, aproveitei a oportunidade para sensibilizar os presentes para a necessidade de se atentar para a importância da Cultura de Paz, que, em princípio, constitui o ethos dos Pontos de Cultura.





As atividades aconteceram durante a II Celebração dos Sertões.




E eu considero que foi uma das reuniões mais produtivas que esta CEPdC já realizou.

Abraços, axé e paz!






PAUTA:

Programa Cultura Viva
Ponto de Cultura
Teia - Fórum dos Pontos de Cultura
GT Capoeira Angola e Regional – Origem e Plano de Trabalho
Teias Temáticas: Capoeira Angola e Regional
Cultura de Paz
Capoeira em Digital – Estratégias de fortalecimento e ampliação da rede
Roda de Capoeira

DATA: 14/03/2011
HORÁRIO: 18:30
LOCAL: CEFS – Colégio Estadual de Feira de Santana
Rua Juracy Magalhães, s/n - Centro (próx. à TV Subaé)

Realização:
GT Capoeira Angola e Regional – CNPdC 2010
GT Cultura de Paz – CNPdC 2010
Escola de Capoeira Universo Cultural
Instituto Odu Odara
Contato: (75) 9190-7673 / 8806-1667
e-mail: gtcapoeiraangolaeregional@yahoo.com.br /
gtculturadepaz@yahoo.com.br
Apoio:
Pontos de Cultura do Portal do Sertão
CEFS – Colégio Estadual de Feira de Santana

I Encontro de Gts Capoeira Angola e Regional e Cultura de Paz 


t 

O número de presentes foi pequeno, entretanto, cinco coletivos estavam representados no I Encntro de GTs Capoeira e Cultura de Paz: AECULT - Associação Escola de Capoeira Universo Cultural, IOO - Insituto Odu Odara, Movimento de Mulheres Negras, Projeto Alfa Capoeira e ACSPC - Associação Cultural Sem Preconceito na Conga.

Foram apresentados os planos de trabalho dos GTs, debatidos assuntos específicos do Programa Cultura Viva e as políticas culturais que contemplam as comunidades presentes. Para concluir foi servida uma merenda, os acordes da paz ecoaram, o canto de paz encheceu a noite do CEFS - Colégio Estadual de Feira de Santana.




Caminhada pela Cultura de Paz no dia 21 de setembro 2010

Aconteceu em Feira de Santana - BA, no dia 21 de setembro de 2010 uma Caminhada pela Cultura de Paz.
Saudação – Maria Fulgência saudou a todas as pessoas presentes: alunos, professoras, funcionários e à equipe do Instituto Odu Odara, agradecendo aos que puderam atender ao convite e participar da Caminhada, ao Criador e a todos que para que o evento acontecesse.
Percurso - A Caminhada saiu do Colégio Estadual Reitor Edgard Santos, percorreu algumas ruas do Conjunto João Marinho Falcão e se concentrou na praça do JOMAFA. Ao longo do percurso os caminhantes da paz tocaram instrumentos percussivos e entoaram cantorias com a temática da paz que já fazem parte do trabalho desenvolvido pelo Instituto Odu Odara, a exemplo Eu sou da Cultura de Paz e você? e Cultura de Paz é Cultura Viva que integram o CD Cultura de Paz é Cultura Viva, Prêmio Tuxáua 2009.
Na praça Maria Fulgência fez breve relato sobre a origem da celebração, da paz no dia 21 de setembro por iniciativa da UNESCO no pós-guerra. Seguiram as apresentações nominais da direção, dos docentes e dos integrantes da Equipe griô do Instituto Odu Odara. A palavra foi franqueada e a vice-diretora profª Célia saudou a iniciativa e a parceria do Instituto Odu Odara com o CERES. Em seguida os griôs falaram e cantaram e seguiu-se uma roda de capoeira com o Griô Mestre Antonio Gago e o Griô Aprendiz Professor Tatuzam.


















TEIA 2010 GT CULTURA DE PAZ











Nenhum comentário:

Postar um comentário