sexta-feira, 13 de março de 2009

A ausência da mulher nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental

Analisando os livros didáticos adotados para a disciplina História do Ensino Fundamental, no Instituto de Educação Gastão Guimarães nos anos 2003-2004, observei que o sujeito histórico mulher está praticamente ausente desse instrumento didático importante para o trabalho pedagógico.

A motivação inicial foi a reflexão quanto ao ser mulher, estudante e profissional da educação, de que a mulher, enquanto sujeito histórico, é mantida em ausência e silêncio na escola, embora a mesma seja maioria tanto no corpo docente quanto discente.

Através de uma pesquisa qualitativa junto a professoras de histórioa, foi possível concluir que a ausência da mulher nos livros didáticos acaba contribuindo para os seguintes direcionamentos:
1. o recurso à alternativa de complementar o livro didático, através de textos e dados historiográficos para assim contemplar a mulher na história;
2. que explorem nos conteúdos do livro adotado as referências pontuais sobre a mulher ou
3. que permaneçam indiferentes à questão.

Na pesquisa junto a alunas e alunos do Ensino Fundamental das 5ªs às 6ªs séries, foi feito o levantamento das representações de mulher que permeiam as relações sociais em geral e também as que se desenvolvem no espaço escolar. a mulher importante mais citada por alunas e alunos foi a mãe. E a referência à professora como "segunda mãe", evidencia a proximidade na representação de ambas, mostrando que os discursos historicamente produzidos sobre a mulher engendraram representações que encontram canais de transmissão e perpetuação chegando através do imaginário social.

Entretanto, os conteúdos que abordaram as mulheres foram lembrados e citados satisfatoriamente, o que leva à conclusão de que a escola tem um papel importante nas mudanças possíveis e necessárias, na medida em que os educadores buscarem refletir sobre a própria prática educativa e a importância do trabalho pedagógico planejado para mudar esse dado.

Texto inédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário