sexta-feira, 13 de março de 2009

CAPOEIRA E EDUCAÇÃO

As mudanças verificadas na distribuição geográfica da população mundial desde o início do século XX até esse início do século XXI são muito grandes, com um considerável deslocamento da população do campo para a cidade. No Brasil e na Bahia esse fenômeno também vem ocorrendo. Entretanto ainda existem comunidades que continuam vivendo em bairros ou distritos que mantém características rurais, mesmo nas proximidades dos grandes e médios centros.

Por suas expecificidades culturais, econômicas e históricas próprias, são populações que apresentam necessidades peculiares e demandam dos poderes públicos ações muito bem planejadas de modo a alcançarem resultados eficazes.

A comunidade do Rosário, Fazenda Rosário, distrito de Jaíba em Feira de Santana, apresnta um número significativo de afro-descendentes e a iniciativa de levar a capoeira como uma atividade física e cultural partiu de seus representantes através da ASCOR (Associação Comunitária do Rosário).

Desde os primerios contatos, em 2006, notamos as manifestações musicais com fortes marcas afro-descendentes e a desenvoltura oral. Os encontros subsequentes revelaram o interesse de conhecer a própria história e a necessidade de torná-la conhecida pelas gerações mais jovens.

O PROCURO - Projeto Cultural do Rosário, tendo como chamariz a capoeira, tornou-se veículo de educação formativa nos sentidos teórico e prático na área de ciências humanas e linguagens junto a crianças, jovens e adultos oriundos da comunidade do Rosário, possibilitando a expressão, o registro e a divulgação das suas manifestações culturais: a contação de histórias e causos, as músicas, as danças, o reisado, as rezas, a culinária e a medicina alternativa.

Os resultados deste projeto foram apresentados no Encontro Regional de História Oral que aconteceu na UESC, em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário