quinta-feira, 26 de março de 2009

Sobre o Prêmio Capoeira Viva 2007

Caríssim@s

Salve!

Aqui em Feira de Santana tivemos aprovados dois projetos de estudos e pesquisas do Prêmio Capoeira Viva 2007: HORALCAP: Conversando com Mestres de Capoeira em Feria de Santana, nº de inscrição 37200 e FEIRA DE CAPOEIRA: História em Imagens Fotográficas, nº de inscrição 37289.

Ambos estão sem receber a 2ª parcela, como centenas de outros projetos premiados pelo Brasil a dentro.

Uma série de atitudes no mínimo questionáveis têm sido verificadas ao longo desse processo: repetidas solicitações de documentos; sai uma coordenação entra outra e novo pedido de envio de documentos.

Agora estão solicitando que eu troque o meu CPF porque está com nome de solteira, o que vai impedir o pagamento da 2ª parcela.

São tantas coisinhas miúdas que, infelizmente, comprovam de público que não basta ter o nome de um grande poeta brasileiro para uma instituição ser qualificada a tomar para si a coordenação de um trabalho importante.

O mais grave é que, embora a capoeira seja agora Patrimônio Cultural Brasileiro, ainda é uma expressão cultural - como as tantas outras ditas populares - que carece de representação digna, de fato e de direito.

A nossa história, infelizmente, contribuiu para isso. a lei do cada um por si é muito perversa, obriga a ficar cada um no seu canto sofrendo o seu tanto. somente um episódio execrável como este - o atraso no pagamento da 2ª parcela do Prêmio Capoeira Viva 2007, outra coisa questionável, parcelar o pagamento de uma premiação! - é que está promovendo a interação entre os premiados.

Em 2008 criamos um grupo virtual de discussão denominado Grupos de Capoeira da Bahia e lançamos o convite aos Pontos de Cultura que trabalham com capoeira. Seria um espaço para estarmos trocando informações, estreitando laços, aproximando objetivos, partilhando as buscas para sanar as dificuldades e somando nossos parcos recursos. Infelizmente até o momento nenhuma resposta. seja por dificuldades de acesso à cultura digital, seja por não acreditar na proposta, seja por não querer "vestir a camisa dos outros" como se diz no mundo da capoeira.

É realmente lamentável que tenhamos chegado a esta situação: Irá completar um ano desde a divulgação dos resultados do Edital Capoeira Viva 2007, em 04 de abril de 2008.

Aos que já receberam a 2ª parcela parabéns e sucesso no trabalho!

Aos que ainda não receberam, vamos continuar na luta.

Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário